Introdução
O estagio supervisionado na escola é uma
questão decisiva para a formação do profissional da educação, já que estabelece
a relação entre teoria e pratica, possibilitando que o educador ao entrar na sala
de aula tenha uma posição critica diante as dificuldades existentes no contexto
escolar.
Este trabalho
foi realizado através da observação em escola de ensino infantil, sendo que se
relata as experiências e atividades vivenciadas na observação dentro do estagio
supervisionado na escola, sendo este uma das etapas que compreende o curso de
licenciatura plena em pedagogia da universidade estadual do Piauí.
O relatório de
observação do estágio supervisionado estabelece a relação de ser uma ferramenta
de registro fundamental para o profissional e pessoal acadêmico, pois nele são
apontados de forma crítica os momentos de conflitos e diversidades existentes
no contexto escolar durante a observação. Alem de ser uma fonte de pesquisa, em
que tem como propósito instigar o leitor a pensar e repensar sobre o processo
de ensino-aprendisazagem e as metodologias que são aplicadas na atualidade
escolar.
A seguir serão
relatadas as contribuições das observações na Escola de Ensino Infantil Tia
Mirtes, realizado do dia 23 a 27 de maio de 2012.
.
O estagio de
observação foi realizado na escola de Educação Infantil Tia Mirtes localizada
na Rua Osvaldo cruz nº 922, bairro Pindorama, CEP 64215-440, telefone (orelhão)
3322-6540, email, escolatiamirtes@gmail.com,
estabelecimento de caráter publico que atende o ensino na modalidade de
educação infantil do infantil III ate o infantil V, distribuídos nos turnos
matutinos e vespertinos.
Quanto à situação física.
A escola Tia Mirtes, a construção da escola é
de do tipo alvenaria, funciona como escola desde 1983, o piso esta em estado razoável,
teto, paredes, portas e janelas também, suas instalações tanto elétricas como
hidráulicas estão precisando de pequenos reparos. E a escola é um pouco
arejada. As dependências da escola são: uma sala de direção quatro salas de
aulas todas muito pequenas, dois banheiros que necessitam de reparos e uma
cozinha pequena. Sobre as condições materiais a escola dispõe de 60 cadeirinhas
e 18 mesas bem conservadas, 5 mesas de apoio para professores, 6 cadeiras, 6 armários
de aço, sendo que os armários precisam ser trocados, 3 estantes de aço na sala
de direção, para acomodar jogos e brinquedos, um birô em péssimas condições na
sala de direção, uma geladeira, um freezer , um fogão industrial que precisam
ser trocados e uma estante de madeira.de acordo com o quadro pessoal da escola,
toda a estrutura é administrada por uma gestora, uma supervisora pedagógica,
uma supervisora da merenda, seis professoras, uma zeladora, uma merendeira e
três vigias. Sobre os recursos audiovisuais existem um aparelho de televisão,
um aparelho de DVD, um aparelho de som, um computador, estando os mesmos em
ótimas condições de uso.a escola não dispõe de uma biblioteca mais existe uma
coleção de 65 de livros infantis.
A responsável
pela escola é a diretora Erika de brito costa, os critérios utilizados pelos dirigentes
da escola, são a participação, a cooperação e a democracia. E existe sempre a
participação da comunidade nas atividades desenvolvidas pelas escolas. E dentro
da escola existe o conselho escolar participando de forma ativa. A escola
atende atualmente 102 alunos matriculados, sendo pela manha 15 no infantil III,
16 no infantil IV, 10 no infantil V e 13 no infantil V, pelo turno tarde, 12 no
infantil IV, 10 no infantil IV, 13no
infantil V e 13 no infantil V. as turmas são distruibidas por idade que é
estabelecida pela SEDUC e organizada pelo gestor. Por a questão de numero sete
da situação administrativa esta mal elaborada, a gestora não soube definir se
era sobre ao gênero sexual ou se era por idade, mais acreditamos que se trate
sobre o gênero sexual, por tanto definimos as salas como mistas. A recepção dos
alunos tanto quanto matricula e primeiros dias de aula são seguidos de acordo
com o que ordens da e o calendário da SEDUC. Quanto o controle dos alunos no intervalo,
as crianças brincam no pátio sob a supervisão das professoras q eu quando
necessário são controladas. A escola recebe crianças com todas as deficiências
e trabalha para fazer a integração das mesmas com os outros alunos e atualmente
em uma mental e motora e uma ainda não diagnosticada e baseada na lei 9394/96 a
escola faz questão de trabalhar a inclusão como uma das suas metas.o
relacionamento entre docentes, dicentes e coordenação acontece de forma tranquila, sendo que todos
cumprem com suas obrigações.os alunos de acordo com a gestora não participam de
nenhum programa oferecido pelo governo, mais acreditamos que a se não todos mais
a grande maioria dos alunos participam
do bolsa família.a participação dos alunos se da de forma satisfatória pois os
professores os orientam sempre. A escola atende nos horários do turno da manha
das sete às onze horas, (sendo que, as crianças entram as sete horas e trinta
minutos horas e saem as dez horas e
trinta minutos) e no turno tarde entram as as treze horas e saem as dezessete
horas (sendo que entra as treze horas e trinta minutos e saem as dezesseis
horas e trinta minutos). Sendo oferecida aos estudantes a merenda escolar que é
lhes é garantindo com a lei.
Situação na sala de aula.
A turma é
composta por 15 estudantes, com faixa etária de três anos, com predominância do
sexo feminino, com a situação familiar algumas bem estruturadas e outras em desequilíbrio,
mas a grande maioria esta numa faixa de ascensão, sendo que moram em casas de
alvenaria e quase todos os pais trabalham. Apenas uma criança apresentou
dificuldade de aprendizagem. E todos levam para casa as tarefas referentes à
aula do dia. O planejamento de ensino se adéqua a faixa etária dos alunos, de
forma que cada aluno tenha uma ótima aprendizagem, pois as atividades foram
todas desenvolvidas de acordo com o planejamento da professora, pois a cada dia
tinha uma nova atividade era feito na sala e estava de acordo com os
planejamentos. Enquanto a atuação pedagógica da professora acontece de forma
clara e objetiva, pois a mesma coloca a sua liderança, as técnicas, a sua
linguagem, de forma clara a fazer com que o aluno mesmo pequeno entenda que estão
ali para aprender. Ela utiliza recursos visuais como fantoches, caixa de areia,
livros, painéis, e controla os alunos de forma segura sem agressão e com uma
disciplina branda mais o suficiente para que os mesmo possam compreender de
forma clara, avalia os estudantes de maneira coesa, atribuindo algumas palavras
como lindo, bonito, ou quando aluno não faz a tarefa com um ponto de
interrogação advertindo-o de forma verbal a criança e manda aos pais um bilhetinho. Com relação ao relacionamento
aluno-professor professor-aluno, percebe-se uma grande troca de afeto, carinho
e respeito alem do prazer de ensinar. Sobre as características pessoais do professor,
demonstra amor, paciência, respeito às fases da criança, criatividade e muita
vontade de querer alfabetizar.
Situação pedagógica
Nas situações
pedagógicas os eixos curriculares são denominados a parti da necessidade da
escola, e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais, escola atende nos período da manha e tarde e
conta com 102 alunos matriculados no infantil III, IV e V. a orientação dos professores é baseada na
LDB, PCN´s, e o PPP da escola. O PPP foi elaborado pela comunidade escolar. A
decisão do currículo é definida pela SEDUC e a escola faz as adequações necessárias.
Sobre os programas aplicados na escola é de acordo com a matriz curricular da
SEDUC. Alguns temas como a luta contra as drogas, aquecimentos global,
segurança e outros são inseridos nos currículos e são trabalhados coletivamente
na acolhida em seguida cada professor define a melhor maneira de trabalhar com
seus alunos. Sobre o planejamento escola, ele é semanal, acontece nas sextas
das 09h30min as 11h00min da manha e pela tarde das 15h30min h e 17h00min,
organizados pelas próprias professoras e sobre orientação da gestora de acordo
com as orientações da SEDUC. Os dias letivos e o calendário escolar são
definidos pela SEDUC com sugestões de eventos, mais é a escola que decide
quando e como realizar. As reuniões acontecem mensalmente mais são definidas no
início do ano, para a socialização de atividade e reflexão. A relação entre
família-escola e escola-familia é muito agradável, pois estão sempre unidas
para o melhor desenvolvimento dos educandos/filhos. Em relação aos recursos pedagógicos a escola
dispõe de vários jogos e brinquedos para o uso didático do professor, e para
brincadeiras orientadas, os materiais didáticos são fornecidos mensalmente
pela SEDUC, possui 65 livros doados pela
SEDUC. Sobre o material escolar é
fornecido pela SEDUC mensalmente mais não suprem a necessidade dos alunos,
sendo necessário pedir alguns materiais aos pais, como caderno de desenho
grande, palitos de picolé etc. e na escola existe por parte da secretária de
educação e da gestora um incentivo para a formação continuada dos professores
sendo que o professor escolhido pode se recursar a ir, e como a escola não
possui professor auxiliar sempre que um sai para o treinamento profissional ele
é substituído, e quando retorna do treinamento na grande maioria das vezes ele
transmite o que aprendeu porem a escola não oferta cursos. O critério do livro
didático é determinado pelo MEC. O corpo docente é composto um com curso
superior completo, dois com pós-graduação completo e dois com pós-graduação
incompleta. A avaliação da educação infantil é realizada através de relatórios
bimestrais a parti de observações feito por professores.
Considerações finais
O estagio supervisionado na escola de educação
infantil Tia Mirtes, na turma da professora Cândida Maria Gomes Marques, com 15
alunos com idade entre três anos; a maioria do sexo feminino. A professora é forma
em pedagogia com especialização em educação especial, Atua na função de
professora entre dez e quinze anos. E diz que para ser professor é preciso ter
amor por crianças, compromisso, respeito as fase da criança, paciência e criatividade;
muitos alunos vivem com os pais ou tem pais separados ou vivem com tios ou com
avós. Em sua maioria de classe média baixa. Durante a observação constatou-se
que há um planejamento de aula por parte da professora; existe domínio de
conteúdos que são definidos todas as sextas; ela segue uma sequencia do seu
planejamento e das propostas no livro didático que não são os únicos recursos
utilizados na sala de aula, utiliza-se de fantoches, bonecos, matéria palpável,
brinquedos, técnicas como contação de histórias, atividades lúdicas, etc.; usar
uma linguagem fácil e demonstra segurança na fala mantendo controle e disciplina; sabe lidar com
situações inusitadas usa a psicopedagogia como a base para sua atuação,
conseguindo aliar teoria e prática.
Essa etapa do
Estágio Supervisionado é de suma importância para a formação profissional já
que o mesmo serve como laboratório, verificou-se que houve contribuição para um
aprendizado já que a professora planeja, segue uma lógica de conteúdos,
aproveita o tempo que possui na sala de aula, mantém contato com o restante do
corpo docente, com isso compartilhando experiências, e comungando dos ideais
educacionais da instituição. Esse estágio de observação supervisionado expos os
acadêmico a conhecer a realidade educacional e comparar o que aprendeu na
teoria com a pratica pois existe muita diferença entre o ver e o fazer este
permitiu a compreensão da importância da interação entre professor-aluno, num
processo de ensino aprendizagem sendo determinante na construção de
conhecimento, sendo que aos acadêmicos desempenham um papel ativo observando e
refletindo sobre os processos educativos. Na observação do ensino infantil, realizada
na turma de infantil III, verificou se muitos aspectos positivos, visto que a
professora mostrou empenho, dedicação, compromisso, bem como a ocorrência de
troca de saberes e experiência entre professor-aluno ocasionando por tanto uma
aprendizagem significativa.