domingo, 10 de junho de 2012

O PROCESSO DE GESTAO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NA ESCOLA.


O antigo modelo de administração desejava uma hegemonia entre administradores, visando o modelo clássico de administração, assim tudo sairia conforme o planejado, tudo seria igual ao desejado.  Assim como cita Luck,1996, que coloca os dez passos que as administrações clássicas queria para suas escolas entre eles destacam-se:
a.       O ambiente de trabalho e comportamento humano é previsível, podem ser controlados,
b.      Modelos de administração que deram certos não devem ser mudados, não se mexe em time que esta ganhando.
c.       É o administrado quem estabelece as regras do jogo e não os membros da unidade, cabendo a estes apenas implementa-las.
d.      O importante é fazer o Maximo e não fazer melhor e o diferente.
Indo de encontro a esses objetivos da administração clássica, o que se vê hoje são organizações educacionais que querem professores e funcionários constantemente criativos e que atualizem o mundo dinâmico do ambiente escolar.
Cabe a cada um dos funcionários cumprirem a sua função para que o estabelecimento escolar possa funcionar de forma a dar resultados, e assim ser reconhecida, cabe ao diretor abrir espaço para que o professor possa trabalhar, cabe a diretor promover um espaço de qualidade no ensino, e cabe à secretária de acordo com as orientações do diretor, mais o que se vê nos estabelecimentos de ensino é uma dicotomização entre os que fazem parte dessa equipe de trabalho, e como sempre fica para o gestor manter essa interação, e esse processo de construção se da quando todos percebem que fazem parte organização como um todo e não como individual.
À medida que as funcionários percebem que a escola já é um ambiente pronto, passam a se individualizar, não trabalhando no coletivo, fazendo apenas a parte burocrática, a escola começar a ser só mais um local de trabalho, de caráter fechado, não tenho qualidade no seu trabalho, ara isso Senge ( 1992, p.29)  coloca que [...] quando os membros de uma organização concentram-se em sua função, eles não se sentem responsáveis pelos resultados  quando todas as suas funções atuam em conjunto[...] sendo assim, será somente com todos se envolvendo de forma coletiva nas funções um dos outros, para que o trabalho na organização escola r possa realmente ser um trabalho coletivo e possa dar resultados.
Para a educação de sucesso faz-se necessário que possa-se ouvir o navegador Amyr Klink (2000)[...] pense grande e aja no pequeno[...] para essa máxima ser real é necessário que se aja numa visão de conjuntos futuros e que essas promoções possa dar resultado em  e curto alcance e prazo, e para isso é fundamental que os pequenos detalhes possam fazer parte desse crescimento e somente uma boa equipe de trabalho pode agir e atingir esses resultados.
“A função de ‘diretor” escolar esta acompanhada de duas novas funções como a supervisão pedagógica e a orientação educacional, mais nem sempre os três trabalham em conjunto causando um desperdício de energia e  criando uma disputa pelo poder dentro da instituição escolar depreciando o ensino escolar. Como por exemplo alguns se queixam que o supervisor pedagógico retirou o poder do diretor, o diretor colocando a culpa pela falta de apoio a um aluno no orientador educacional  e ao mesmo tempo todos fazendo apenas a sua parte e deixando o todo em prejuízo.sendo que cada ação só faz sentido em articulação com as demais.
A prática individualista existe e prejudica qualquer local de trabalho, e na administração escolar prejudica todo o sistema, seja como andamento da escola como objeto de integração , seja a escola como ambiente escolar, e a gestão escola deve ser considerada como uma gestão autônoma, mais que as decisões devem ser tomadas no coletivo, pois na coletividade, se resume e se constitui a autonomia da gestão escolar. Embora ajam casos em que a comunidade escolar toma decisões, mais visam à coletividade.
A competência de cada gestor escolar deve ser medida nas suas ações, habilidades e conhecimentos, na sua forma de liderança, alem da capacidade de cuidar com agilidade dos problemas urgentes que devem surgir na escola, alem dessas combinações necessárias, o gestor escola deve ter ainda uma visão ampla na área administrativa, conhecendo a política e legislação educacional, controle de orçamento, deve ter um conhecimento na área de relacionamento interpessoal como a relacionamento e comunicação interpessoal, comunicação eficaz, negociar e resolver conflitos alem de conhecer a área pedagógica, agindo com compreensão dentro dos fundamentos e bases da ação educacional, mobilizar equipes escolares para promoção dos obejtivos educacionais da escola. E não só o gestor como o professor, deve ter também habilidades para que o a gestão escolar possa ter sucesso, entre elas conhecer objetivos, processos e conteúdos curricular, perspectivas interdisciplinares, processos de aprendizagens, técnicas de avaliação da aprendizagem,, criar ambiente de aprendizagem construtivo, motivar os alunos e mobilizar a sua atenção, trabalhar em equipe, compreender a e escutar o ponto de vista de colegas e dos pais de alunos.
Essas escolhas afetam a o sistema educacional no Brasil, por que a indicação tem sido por motivos políticos e familiares e não por sua competência, embora essa prática já esteja sendo superada colocando-se nas escolas cada vez mais pessoas competentes e profissionais. Alguns estados no Brasil já fazem a seleção dos gestores escolares por meio da eleição direta, onde os que mais se destacam, são indicados ou por si mesmo se candidatam, embora tendo muitas vantagens, esse tipo de eleição pode as vezes dividir a comunidade escolar, por existir vários candidatos, alem de fracionar os educadores e outros funcionários da escola, e mesmo assim, é necessário que nesse processo possa existir representantes dos professores, gestores, pais e alunos.
Percebe-se que existe um grande números de formações para professores, mais são poucos os que trabalham diretamente na formação do gestor escolar, pois geralmente os gestores são escolhidos pelos professores, assumindo varias funções e não tem capacitações ou qualificações para exercer essa funções, o que se espera que os gestores possam sair da qualidade de “administrador” que tem suas funções autocráticas de tomar decisões, para o solucionador sistemático de problemas, que identifica o problema como desafio e toma decisões de forma variada e agir rapidamente implementa-las. Uma das formações para gestores desenvolvida pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) visam desenvolver competências para o exercício de gestores escolares e para isso adotam cinco elementos-chave para essa abordagem de desenvolvimento pessoal, que são:
a.       Consultar o pessoal sobre o que consideram necessário, para promover seu próprio crescimento e aprimorar seu desempenho. Que deve ser realizada de varias formas, gerando melhorias nas escolas.
b.      Retribuir ou reconhecer o tempo dedicado à participação em atividades de desenvolvimento de pessoal. Onde os profissionais devem ser reconhecidos se não financeiramente, mais pelo seu esforço e mérito.
c.        Utilizar os quatro princípios de programação de capacitação eficazes. Que são conceitos, estratégias, ideias e técnica relacionadas as ações tratadas, planejar e aplicar o os conceitos, dar tempo para o participantes aplicarem conceitos, dar feedback ao participantes. Mais é preciso que se tenha um acompanhamento após a capacitação para que realmente seja eficaz esse treinamento.
Para identificar os resultados tanto de gestores como dos professores, é preciso que exista uma avaliação, o que deixa muitos gestores preocupados, pois fatos negativos podem aparecer, embora esse método esteja sendo superado, mais ainda está em muitas instituições escolares. Esses tais processos são  caracterizado em quatro aspectos.
a.       Compatibilidade de metas e objetivos específicos.
b.      Liderança e organização
c.       Capacitados estão desempenhando seu papel.
d.      Compartilhamento dos objetivos e processos de avaliação entre gestores e servidores.
Embora esse processo de avaliação seja rígida, esta sempre aberta a novas dinâmicas, e é fundamental para a melhoria do ensino, ensina os novos professores na sala de aula e assim como melhora o os professores mais antigos, e para esse sucesso é preciso do apoio da liderança da escola, dando suporte na aplicação dos recursos organizados.
A última característica de avaliação é a uma das mais importantes, que é a compreensão compartilhada entre gestores, professores e funcionários, pois nele se resolvem mal-entendidos, esclarece-se duvidas se cria acordos, a esse processo se atribui algumas características, dentre elas:
- processo de avaliação de metas e objetivos de desenvolvimento escolar.
- capacitação de participantes no processo.
- manutenção de relacionamentos interpessoais favoráveis e abertos.
Para que a gestão possa existir e realmente cumprir sue papel de gestora é preciso que todos dentro da escola possam esta seguindo numa mesma estrada, numa mesma direção, sem competição para saber quem manda mais ou quem vai esta na frente de cada problema e poder resolver melhor as situações, ou passar por cima das ordens uns dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário